fbpx

Introdução

Idolatria sexual é algo que atinge milhares de pessoas. Na luta contra o pecado sexual muitos têm buscado consertar seus hábitos pecaminosos simplesmente por abandoná-lo, porém, isso não é suficiente. Ou seja, o pecado revelado através de atitudes ou comportamentos só mostra o coração corrompido na busca de satisfazer a idolatria sexual.

Vencer a idolatria sexual requer abandoar tudo que envolve sexo fora dos padrões bíblicos, por exemplo, masturbação, fornicação, adultério, exibicionismo, voyeurismo, zoofilia, pedofilia e etc. Toda busca por satisfação sexual fora do padrão estabelecido por Deus nas Escrituras e para o casamento é pecaminosa. E, algumas dessas práticas sexuais, além de serem pecaminosas são tratadas como criminosas pela sociedade.

Assim, se o abandonar tais atitudes não resolve o meu pecado, fica o questionamento:  O que posso fazer? O que devo fazer? E como fazer o que posso e o que devo? Para responder essas três perguntas iremos buscar ajuda nas Escrituras e nas orientações do Dr. John D. Street, autor do livro Purificando o Coração da Idolatria Sexual[1]. Essa obra além de aprofundar-se sobre o tema da idolatria sexual, traz princípios bíblicos relevantes que podem ser aplicados em diversas áreas da vida. 

 

Idolatria sexual: 1 maneira eficaz de combatê-la:

IDENTIFIQUE.

 

Ajuda bíblica

Em primeiro lugar, para se combater a idolatria sexual é necessário fazer um Raio X em nossos corações, em outras palavras, fazer uma avaliação de nossos pensamentos e atitudes. As Escrituras afirmam:

“Pois é da vontade de Deus; a vossa santificação, que vos abstenhas da prostituição; e que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra” (1Ts 4.3-4).

Consequentemente se não conseguimos nos abster da imoralidade sexual e tudo o que a envolve, temos uma forte evidência que um ídolo foi criado e está sendo adorado através de nossos pensamentos e atitudes, revelando nossa idolatria sexual.

Ajuda do conselheiro

Tratando de idolatria sexual, o Dr. John D. Street, em seu livro nos traz algumas dicas de como identificá-la, e uma dessas dicas é oferecida na resposta ao questionamento: “Quando os pensamentos sobre sexo tornam-se pecaminosos?” Street, responde:

“Em suma […]quando eles brotam da exigência de um coração cobiçoso […] que se recusa aceitar qualquer coisa que não seja seu objeto de desejo. A satisfação sexual é alvo desse tipo de coração” (p.33).

Resultado, a idolatria sexual se estabelece em um coração que está disposto a fazer de tudo para satisfazer seus desejos, inclusive virar as costas para Deus, a família e a igreja.

Ajude-se

Em suma, identificar a idolatria sexual é a primeira maneira eficaz para combatê-la. Uma pessoa enferma primeiro precisa saber que tipo de enfermidade ataca seu corpo, sabendo disso, irá atrás dos médicos e especialistas que poderão ajudá-la. Da mesma maneira acontece com aqueles que desejam lidar com seus pecados, não iremos combater a idolatria sexual de nosso coração até que saibamos que ela está lá, alojada e estabelecida, como um rei sentado sobre o trono.

 

Idolatria sexual: 2 maneira eficaz de combatê-la:

PROCURE POR AJUDA.

 

Ajuda bíblica

Em segundo lugar, para combater a idolatria sexual de maneira eficaz, não devemos ser ingênuos e pensar que vamos conseguir vencer essa batalha sozinhos. O ídolo da idolatria sexual lutará com todas as forças para continuar sobre o trono do seu coração. Entretanto, não precisamos lutar essa batalha sozinhos, temos ao nosso lado a igreja de Cristo. O escritor de Hebreus instrui os cristãos da seguinte maneira:

“Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram” (Hb 13.7).

Ajuda do conselheiro

A igreja pode exercer um papel fundamental na vida de pessoas que estão lutando contra a idolatria sexual. Portanto na igreja você pode encontrar pessoas que podem te ajudar oferecendo aconselhamento e encorajamento. Também encontrará pessoas mais maduras na fé cristã, pessoas que lutaram contra a idolatria sexual no passado, e, hoje estão dispostas a ajudarem outras pessoas a vencerem seus pecados[2]. Dr. John D. Street, em seu livro comenta:

“uma vez que a carne é fraca e inclinada à desobediência, a igreja é um ambiente excelente para disciplina pessoal” (p.212).[3]

Ajude-se

A comunhão com o corpo de Cristo é essencial na luta contra o pecado da idolatria sexual. Consequentemente, estar inserido na igreja, participando dos estudos bíblicos e cultos semanais, proporcionará ferramentas eficazes contra a idolatria sexual, pastores e mestres podem ser bons companheiros de luta, pregações e orações com certeza serão escudos fortes contra tentações ardilosas[4].

 

Idolatria sexual: 3 maneira eficaz combatê-la:

LUTE.  

 

Ajuda bíblica

Em terceiro lugar, não devemos desanimar e nem nos abater, assim que iniciamos um processo de luta contra a idolatria sexual. Devemos lutar com todas as forças para vencê-la, e, caso venhamos a cair, devemos lembrar acima de tudo, que temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo (cf. 1Jo 2.1). A idolatria sexual é um ídolo penoso a ser derrubado, mas não podemos recuar diante de uma queda, aflição ou tentação, temos que recordar sempre das palavras de Jesus “tende bom ânimo, eu venci o mundo” (cf.  Jo 16.33)

Ajuda do conselheiro

Dr. John D. Street, em seu livro “Purificando o Coração da Idolatria Sexual”, diz:

“Purificar o coração do adultério sexual é algo difícil porque o coração possui várias camadas, está mudando constantemente e engana a si mesmo” (p. 233).

Idolatria sexual não é algo que vencemos do dia para noite, principalmente quando passamos muito tempo cultivando-a em nossos corações, por isso, identifica-la, buscar ajuda e lutar contra ela são indispensáveis no caminho para a vitória.

Ajude-se

Em terceiro lugar, idolatria sexual é algo terrível e quanto mais você a pratica mais fica envolvido com ela. Portanto, nessa batalha contra um ídolo tão poderoso que habita e destrói milhares de vidas é necessário persistência, mas não se pode jogar a toalha ao primeiro deslize ou vacilo. É claro que devemos fazer de tudo para não cair na idolatria sexual, uma vez que começamos lutar contra ela. Mas, vale ressaltar que algumas mudanças não acontecem de forma rápida. Quando falamos em idolatria sexual na maior parte dos casos, pessoas que a identificam e buscam ajuda já estão praticando pecados na área sexual há muito tempo.

 

Conclusão

 

Idolatria sexual é algo que afeta milhões de pessoas, muitos abandonam Deus, família e igreja por causa dela. Por isso quero lhe encorajar a fazer uma avaliação do seu coração, identificar os pecados que fazem separação entre você e Deus, e, assim que identificá-los, busque ajuda, mais importante, lute! Procure um conselheiro bíblico, uma igreja que pregue o evangelho genuíno, irmãos piedosos que possam lhe servir com uma palavra bíblica e orações – idolatria sexual é coisa séria.

O apóstolo João conclui o livro de apocalipse com uma maldição sobre os excluídos das bênçãos do livro “Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. (Ap. 22:15) [grifo meu]. Conclusão, não seja você um idolatra! Fuja da idolatra sexual!

Resumindo, a Bíblia é um livro rico em sabedoria e tens palavras que apontam para o caminho da salvação, ela sempre será o melhor recurso contra o pecado e principalmente contra idolatria sexual. O livro “Purificando o Coração da Idolatria Sexual” do Dr. Dr. John D. Street, pode ser uma ferramenta poderosa contra a idolatria sexual, além disso, nele você um contado direto com um estudo de caso sobre o assunto, encontrará dicas preciosas que podem lhe ajudar a vencer esse pecado. 

Idolatria Sexual: Síntese de Estudos

Faça o download da síntese do artigo para estudos próprios com em discipulados 

______________________________________________________________________________

[1] O livro pode ser adquirido na loja do ministério LER, com desconto especial, acesse: https://www.lojaler.com.br/index.php/produto/purificando-o-coracao-da-idolatria-sexual/

[2] No canal do YouTube do Ministério LER, você pode encontrar palestras, pregações, entrevistas e temas relacionados ao aconselhamento bíblico. Acesse o link e siga o canal: https://www.youtube.com/channel/UCySvWjSMheHAL8LWjmKnVKg

[3] O livro “Purificando o Coração da Idolatria Sexual”, trabalha o assunto de forma minuciosa e bíblica, buscando oferecer aos leitores uma conscientização, identificação e combate aos pecados relacionados à sexualidade.

[4] Outro livro muito eficaz na identificação de pecados que escravizam o coração do homem foi escrito pelo Dr. Edward Welch. No livro “Hábitos Escravizadores” o autor trata da questão do vício ou hábito escravizador por uma perspectiva bíblica, profunda e equilibrada. Ele nos redireciona de um entendimento puramente horizontal da experiência com o hábito escravizador, isto é, do homem para com aquilo que o domina, para uma perspectiva vertical, do homem para com Deus. Dessa maneira, o “vício” ganha novos entendimentos que nos remetem à Palavra de Deus.

O livro pode ser adquirido através do link:  https://www.lojaler.com.br/index.php/produto/habitos-escravizadores/

ARTIGO ESCRITO POR:

WESLEY FELIPE, Coordenador Pedagógico do Ministério LER.