fbpx

Livros para ajudar no Aconselhamento Bíblico

por | out 24, 2019 | Aconselhamento Bíblico

Veja alguns livros que podem te ajudar no ministério do aconselhamento bíblico.

Se você pretende engajar-se em um ministério de aconselhamento bíblico, a busca por conhecimento acerca de tópicos recorrentes se torna muito importante à medida que o conselheiro avança em seu ministério. Também entender algumas abordagens metodológicas acerca do aconselhamento, para aqueles que desejam ministrar aconselhamentos formais, se mostra uma ferramenta muito útil para desenvolver competências, como ouvir melhor o aconselhado, reter e filtrar as informações mais relevantes, organizar dados e entender os pressupostos por trás do aconselhamento bíblico delimitidado pelas Escrituras.

Organizamos uma lista de livros que são indicados para tratar temas específicos e outros com abordagens metodológicas. Começaremos por estes, mais precisamente pelos clássicos.

MANUAL DO CONSELHEIRO CRISTÃO

 (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LIVRO)

Um clássico! Publicado pela Editora Fiel em parceria com a ABCB. O autor Jay E. Adams (que tem sido creditado como sendo o precursor do aconselhamento bíblico moderno), traz um livro que de fato faz juz ao nome. Este, que é um verdadeiro manual, aborda desde os pressupostos no aconselhamento bíblico até metodologias práticas, como estimular um aconselhamento, perguntas pertinentes, tomar notas e ações para levar o aconselhado ao real entendimento de sua condição, apresentando um plano de práticas redentivas que quando ministradas de forma empática e piedosa, debruçadas em oração, podem levar o aconselhado a ser trabalhado pelo Espírito Santo, a quem Adams aponta como sendo a pessoa mais importante no processo do aconselhamento. O livro traz diversas ferramentas como formulários e afins para que o conselheiro esteja equipado. Por fim, o livro ainda traz uma abordagem panorâmica de diversos temas comuns em um aconselhamento, como depressão, esquizofrenia, dificuldades sexuais, medo, etc, e como encará-los à luz das Escrituras.

CONSELHEIRO CAPAZ

(CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LIVRO)

Nesta obra, Jay E. Adams propõe uma abordagem do aconselhamento bíblico que visa buscar o auxílio das Escrituras para os diversos dilemas da vida. Através da metodologia noutética, Adams propõe um olhar cuidadoso para com o aconselhado, sondando os diversos problemas e sofrimentos pela ótica que as Escrituras nos oferece e tratando com as ferramentas bíblicas. O livro propõe um olhar cuidadoso para um tema complexo, observando as questões patológicas e científicas presentes em nosso meio.

Obs.: Os dois livros acima são de venda exclusiva do Ministério LER! Você pode adquirir conosco com um bom desconto! Acesse já nossa Loja: 

INSTRUMENTOS NAS MÃOS DO REDENTOR

(CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LIVRO)

Escrito pelo renomado conselheiro Paul D. Tripp. Neste livro, Tripp propõe um foco especial no ministério particular e pessoal da Palavra de Deus, que é ministrado através de pessoas que carecem de ajuda ministrando a outras que também carecem da mesma ajuda. A ideia central do autor é mostrar o problema central do homem, o pecado, e como este se relaciona aos diversos conflitos que vivenciamos em um mundo caído, sendo que a resposta para tais conflitos reside tão somente no Evangelho. Neste cenário, o autor aponta como o ministério do aconselhamento bíblico deve ser exercido pelo Corpo de Cristo através do entendimento de que devemos ser instrumentos nas mãos do Redentor, e não somente por alguns poucos indivíduos dentro Igreja. É responsabilidade do Corpo ministrar graça aos que sofrem.

O PASTOR E O ACONSELHAMENTO

(CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LIVRO)

Esta obra é uma leitura rápida, porém prática e de grande valia! Os autores Jeremy Pierre e Deepak Reju vinculam nesta obra o ministério público da Palavra (Exposição Bíblica) com o ministério particular da Palavra (aconselhamento bíblico) e como estes são “duas facetas da mesma moeda”, recaindo como um privilégio a ser ministrado pelo pastorado. Os autores se propõe a apresentar um conforto bíblico através das ferramentas práticas que as Escrituras oferecem, dando a confiança necessária ao Pastor para lidar e tratar dos sofrimentos de suas ovelhas.

Nesta próxima seção, trataremos de livros que abordam temas recorrentes e comuns aos quais você necessitará estar familiarizado, seja para tratar seus próprios pecados ou de outros.

QUANDO AS PESSOAS SÃO GRANDES E DEUS É PEQUENO

(CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LIVRO)

O conselheiro Ed T. Welch, trata neste livro acerca do temor aos homens, destrinchando as raízes deste pecado e seus desdobramentos, tais como, preocupação excessiva com o que os outros estão pensando sobre você, medo das criticas, pressão, codependência e afins. Pessoas sofrem, e em grande parte dos casos, por medos e inseguranças oriundas de um coração que busca uma identidade. Welch busca trazer conforto e a identidade que as Escrituras propõe: Seguidor de Cristo no temor de sua Palavra e obediência aos seus mandamentos.

QUANDO PECADORES DIZEM SIM

(CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LIVRO)

Dave Harvey trata sobre o fundamentos do casamento, a saber, um matrimônio que espelha o sacrifício vicário de Cristo por sua Igreja, entregando-se por ela em amor. Harvey o faz apresentando várias experiências vivenciadas por casais, expondo problemas comuns e desafios vividos por estes, bem como a bagagem de pecados que ambos podem trazer para o casamento. O autor trabalha também as competências que se requer de um casal que busca a Deus e que nesta busca, aprendem a lidar com os diversos conflitos dentro do matrimônio.

DE PERDOADO A PERDOADOR

(CLIQUE AQUI PARA ACESSAR)

Jay E. Adams trabalha o perdão bíblico neste obra, expondo o que as Escrituras querem dizer, de fato, quando menciona a palavra “perdão”. Perdoar quem?, como? quantas vezes?, o Senhor responde a todas as indagações acerca do tema nos apontando o caminho correto. Adams ainda expõe algumas das origens errôneas acerca do perdão.

COLOCANDO O SEU PASSADO NO DEVIDO LUGAR

(CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LIVRO)

Quais marcas você carrega? Algo no seu passado ainda não foi resolvido? Diversos pensamentos acerca do nosso passado, daquilo que deixamos de fazer ou não, tendem a nos colocar numa posição de desânimo e desencorajamento, ou ainda, nos leva a usar o passado como desculpa para as nossas ações no presente. Sendo um cristão “de berço” ou não, muitos de nós passamos por diversas situações que se mostram conflitantes e parecem nos perseguir. Neste sentido, este é um livro realmente pertinente. Stephen Viars propõe uma obra que visa mostrar qual é o lugar do nosso passado, apontando como as Escrituras entendem as situações que ficaram para trás, trazendo o conforto que a Palavra apresenta para aqueles que vivem debaixo da culpa, e uma vez entendido isso, possamos viver livres em Cristo.

BÔNUS

CONFERÊNCIA ANUAL DA ABCB

(ACESSE AQUI O SITE DA ABCB)

Buscando crescer no ministério do aconselhamento bíblico? Você pode participar da conferência anual que a ABCB (Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos) promove em Águas de Lindóia – SP, visando o preparo de conselheiros bíblicos para as diversas questões em nossa sociedade que exigem estudos mais aprofundados. São diversos módulos e a cada ano você será aprofundando em temas recorrentes e, muitas vezes, complexos do aconselhamento bíblico.

CURSO ONLINE – MINISTÉRIO LER & ABCB

O Ministério LER em parceria com a ABCB oferece cursos de treinamento em aconselhamento bíblico a um valor acessível e totalmente online. Você pode estudar no seu tempo e acessar a qualquer lugar.

Saiba mais clicando no botão: